quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

A Vida

(José Araújo dos Santos)

A conversa fiada rola solta. A língua é mesmo afiada. Cada um fala mais e todos ao mesmo tempo. Parece um pregão de quem dar mais como numa bolsa de valores. Cada feito é maior que o do outro, sem fim ou limite. O trabalho é informal. Vende-se de tudo e a todos. Palpite sobre a vida alheia, jogo de dominó e de bicho, todos livres e à vontade, uma loteria a céu aberto, o que vale mesmo, é cada um ser maior que o outro, levar vantagem, nem que seja no modo de contar, crescendo os feitos ou os lucros, mania certa de trocar prejuízo por lucro, milagre inacreditável no mundo dos negócios formais. É tão intensa a negociação que os pedestres acompanham com os olhos, querendo participar da conversa, palpitar é o que todos querem, sentir correr nas veias o sangue cigano de bom negociador, alavancando negócios, adquirindo produtos, vendendo sonhos, indo além do entendimento normal. O marketing pessoal é a promoção de si mesmo levando a conversa de um lado para outro, já pensando no próximo negócio a realizar, quem sabe não é uma continuação do anterior, pois não acaba ali na realização, tem prosseguimento, o segredo é não ficar com nada e sim trocar por dinheiro, multiplicar os valores, agregar qualidade, mesmo que estes atributos sejam duvidosos e para isto embalar com palavras coloridas de quem sabe tudo como se fosse um presente, mesmo que de grego, fazer uma grande festa e vender por um preço acima do natural, extrapolando o bom senso, passando uma rasteira nos menos desavisados.

Em cada cidadezinha do interior é uma turma fácil de ser encontrada, embaixo de uma árvore, curtindo a sombra com o frescor da tarde lá está de plantão, estes lugares tem até nome próprio como o pau do fuxico, a escada da Dona Maricota, o beco do mexerico tem também a esquina de seu Alberto, mas não é só nestes lugares tão pouco nas cidades de que falei, não esqueça que tem as praças de taxis por a galera também é chegada ao um dominó enquanto rola o papo, mas isto é o de menos, encontramos esta onda por muito lugares por onde passamos, não precisa ser especifico e tem mais na era moderna o sites especializados é o que mais faz, falar da vida dos outros e não se esqueça do orkut que tem como propósito aproximar as pessoas distantes ai sim, é um escrever sem fim. Mas voltemos aos nossos amigos das esquinas, da buzina com o hino do flamengo, Deus me livre. Nem se fala quando é final de campeonato, se perde toca a buzina para dizer que tem orgulho, se ganha a trombetada é para mostrar que é o melhor, e lá se vai por ai a fora perturbando a paz dos adversários e soltando o riso reprimido dos vencedores. Mas a vida é assim mesmo: uns lamentam outros comemoram, alguns falam e muitos são falados, então aproveite a da melhor maneira, pois saiba que ela é única, sem igual, exclusivamente sua. Ninguém pode vivê-la por você. E afinal ela pode passar num piscar de olhos.

3 comentários:

Anônimo disse...

É, Pequeno!!! Fofoca sempre foi e será uns dos motivos de desavenças na vida de todos!!! Às vezes, sem querer, nos mesmos que odiamos esse tipo de comunicação,acabamos usando-a... ou por defesa própria ou por necessidade de ajuda à alguém... eu me odiei qdo fiz uso dela em algum momento. É tvz o mais rápido meio de comunicação! E como voa!!!!
Qdo acabei com meu orkut, fiquei triste pq eu gosto de ter amigos e vc sabe o qto gosto de minha gente toda. Mas, comecei a achar q estava sendo espionada por nada. E bem feito!!! Pq, faço tudo às claras, eu posso fazer tudo às claras!
E aqueles que abusam das possibilidades da fala fazendo fofoca, fuxico(tanto faz),calúnias,lesam seus centros fonadores, a tal ponto, que numa outra vida vem com problemas na voz de alguma forma... a mentira provocada por intenção da discórdia, também é uma forma de fuxico...
"""Agora, aqui entre nós! Qdo vc é alvo de maldades e mentiras, tem mais que procurar se vc merece estar ao meio da ralé a que tentam misturar vc e qdo vc descobre q vc pode vir a comer farelos junto à porcos, vale mesmo vc averiguar!"""
E qto às fofocas de esquina, calçadas, das portas, dos bares e por ai, chega a ser quase algo inocente e sem muitas consequências, pq geralmente já estão estouradas mesmo e chega a ser o único jornal q essa gente tem para escutar... O melhor é mesmo deixar pra lá e dizer: FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM ou MAIS VALE O FIEL TESTEMUNHO DE MINHA CONSCIÊNCIA , QUE A OPINIÃO ALHEIA A MEU RESPEITO... Bem, uma vez eu respondi à alguém assim: Estou vendo que vc ñ sabe nada de mim, sou pior que isso q vc está falando! Resultado, a pessoa calou a boca!
Mas, a fofoca nunca vai deixar de existir e chega a ser engraçada em muitas vezes...
E em alguns lugares,essas rodinhas são o point do povo!!! RSRSRS
Belo texto!!!! Bem colocado como sempre!
Sabe, gostaria muito de ler um texto seu q falasse da educação moderna q eu por exemplo, acho muito contraditória em muitos pontos.
VC É O MÁXIMO!!! E MUITO LINDO!!!

Bjinhusssssssss da Maria

Meus pensamentos disse...

Olá Maria, sugestão anotada, quem sabe um dia vc não vai ler sobre Educação Moderna na minha humilda ótica.

Escrever, a arte de querer descobrir. disse...

kkkkkkkk
muito bem humorado, grande!!!!
adoro sua forma de descrever as coisas, o universo.
minha admiração pela sua escrita com certeza será uma constante.
bjaum