Plano de aula da Pré-Escola

🌿 Ofélia e a Rede de Luz dos Rios Irmãos: Uma História de União e Verdade

Proposta de Atividade Pedagógica: Conexão entre Literatura e Contexto Local

Título da Atividade: "Explorando a História de Camacã: Diálogos com a História e Conexões com o Capítulo 3" Objetivo: Promover a reflexão crítica sobre a relação entre desenvolvimento econômico, desigualdades socioambientais e diversidade cultural, a partir da leitura do livro Camacã - Diálogos com a História (Autor: Renato Zumaeta Costa dos Santos) e sua conexão com o conteúdo do Capítulo 3.

Ler para as crianças a história ou passar o vídeo no Youtube e apresentar o livro: Camacã - diálogos com a História Autor Renato Zumaeta Costa dos Santos, não esquecer de dizer que a história contada faz conexão com o Capítulo 3

Representa a região de Camacã, descrita como um distrito rico em potencial econômico (cacau), mas com falta de investimentos em infraestrutura (escolas, saneamento, urbanização).

A diversidade de plantas e animais reflete a pluralidade social e cultural do município, mencionada no capítulo (pequenos agricultores, comerciantes, políticos).

A diversidade de plantas e animais reflete a pluralidade social e cultural do município, mencionada no capítulo (pequenos agricultores, comerciantes, políticos).

Pré-Escola (4–5 anos) Objetivo: Desenvolver empatia e senso coletivo. Identificar elementos da natureza e suas relações. Compreender metáforas simples sobre cooperação. BNCC Envolvida: EF0EI03 (Identidade e Autonomia): Reconhecer e expressar emoções. EF0EI08 (Natureza e Sociedade): Identificar elementos da natureza e suas interações. EF0EI10 (Artes): Explorar brincadeiras e jogos com diferentes materiais e ambientes. Atividade Prática (Desplugada): "Jogo das Raízes Unidas" Material: Cordas coloridas ou fitas. Passo a Passo: Crianças formam um círculo, segurando pontas de cordas amarradas no centro (representando raízes). Ao movimentar-se, devem manter a tensão nas cordas para simular "união". Introduzir desafios suaves (ex.: um aluno soltar a corda e ver como o grupo se ajusta). Metáfora Computacional: Explicar que, como as cordas conectadas, os dados em um computador dependem de redes para funcionar (ex.: internet). Educação Étnico-Racial: Discutir a diversidade de cores das cordas e como cada cor representa uma pessoa única no grupo. Gestão Emocional: Refletir sobre sentimentos ao colaborar ou enfrentar desafios. Avaliação: Observação da participação e verbalização de empatia durante o jogo.  Quando você aplicar essa atividade entre no blog e faz um comentário.

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🌟 Ofélia e o Portal Digital: Uma Aventura entre Emoções e Cultura 🌟

BNCC: EI03EO01 (Reconhecer emoções), EI03TS03 (Cooperação em grupo).
Objetivo: Identificar emoções (alegria, medo, esperança) e relacioná-las a cores.
Atividade Prática:

  1. Jogo das Cores e Emoções: Cartões coloridos (amarelo, azul, verde) com emojis. As crianças associam sentimentos às cores.
  2. Círculo das Emoções: Cada criança escolhe um emoji e conta uma situação em que sentiu aquela emoção.
    Materiais: Cartões com emojis, cores, papel craft.
    Avaliação: Participação e reconhecimento de emoções.
  3. Transversalidade:

    • Pensamento Computacional: Identificação de padrões, algoritmos, resolução de problemas.
    • Cultura Digital: Ética, responsabilidade, uso consciente da tecnologia.
    • Mundo Digital: Conexão entre tradições indígenas e inovação.
    • Emoções: Autoconhecimento e empatia.

    Atividade Prática Geral:
    Cada turma cria um "Emoji da Esperança" (verde) com materiais recicláveis e escreve uma mensagem de gentileza para a escola.

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Educação Racial: Conhecendo Nós e os Outros

Tema: Conhecendo Nós e os Outros

BNCC:

    • EF01EO03: reconhecer semelhanças e diferenças entre si e os outros.
    • EF01CI02: explorar a diversidade cultural e física.

Atividade Prática:

Jogo de Identidades:

    • Crianças usam cartões com traços físicos (cores de pele, cabelos, olhos) e objetos culturais (roupas, comidas) para criar "identidades" fictícias.
    • Empatia: Discutir: "Como se sentiria usando outra identidade?"
    • Gestão Emocional: Identificar emoções ao trocar cartas (orgulho, curiosidade).

Metáfora Computacional:

  • Metáfora: "Cada pessoa é um 'app' único no computador da sociedade. Uns apps são mais visíveis, outros menos, mas todos são importantes."
  • Objetivo: Mostrar que todas as identidades têm valor, mesmo que sejam diferentes.

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